MQL e SQL são termos que descrevem tipos de leads a serem trabalhados por Marketing e Vendas. Portanto, servem para a qualificação criteriosa dos potenciais clientes, ajudando a conduzir as atividades dos profissionais envolvidos.
Ao identificá-los e trabalhá-los da maneira correta, as taxas de conversão são melhoradas. O que leva a resultados mais palpáveis, em menos tempo e com custos sob controle.
O que é MQL e SQL?
É comum que na jornada de compra os consumidores estejam em diferentes estágios de decisão, alguns com certeza, outros ainda pesquisando a melhor solução. Compreender cada etapa é fundamental para oferecer a abordagem correta, investindo tempo, esforço e dinheiro no lead certo.
Por isso, entender o que é MQL e SQL é essencial para elaborar uma estratégia assertiva, aumentando a conversão e consequentemente, impulsionando os resultados.
MQL é a sigla referente a Marketing Qualified Lead, e é alguém que pelo olhar do time de marketing, possui maiores chances de fechar um negócio. Apesar disso, esse lead ainda está na fase de consciência de marca e consideração. Essa qualificação é baseada em algumas interações, como:
- Materiais baixados;
- Interação em redes sociais;
- Presença em eventos virtuais ou presenciais;
- Acesso a conteúdos no blog;
- Inscrições na lista de e-mail;
- Recebimento de um anúncio.
Depois de ser impactado por esses conteúdos, é esperado que o lead se prepare para efetuar uma compra. Esse processo é chamado de lead nurturing, ou em tradução livre, nutrição. A partir dele, disponibilizamos as informações necessárias para cada fase.
E o que é SQL? O Sales Qualified Lead, é a qualificação realizada pelo time de vendas, e se refere a um lead que possui todas as informações necessárias (adquiridas através de interações proporcionadas pelo time de marketing), e está muito próximo de efetuar a compra. Em outras palavras, pode ser considerado um lead “quente.”
Estar mais perto ou mais longe de decidir efetuar uma compra pode ser acompanhado através do funil de vendas, que nos oferece uma visão desde o começo da jornada até o momento da conversão, isso é, da venda.
Qual a diferença entre MQL e SQL?
A principal diferença entre MQL e SQL são as características de cada lead. Como explicamos nos tópicos anteriores, um MQL já é educado para saber que tem um problema, mas ainda precisa encontrar a melhor solução para ele. Já o SQL tem plena consciência do que fazer — ou comprar — e está analisando entre as várias opções.
Em outras palavras, o SQL já tem a intenção de comprar um produto, enquanto o MQL ainda está procurando soluções para as suas dores. Ficou claro?
Por conta disso, a abordagem a cada um desses grupos será diferente, mas com o mesmo objetivo: classificar o maior número possível de leads para a etapa seguinte.
Use esses conceitos para alavancar suas vendas
E aí, conseguiu entender a diferença entre MQL e SQL e a importância de cada um deles? Então que tal usar esses conceitos abordados no post para fazer seu funil de vendas fluir mais rápido?