Cross Selling: o que é e como aplicar na minha empresa?

O cross selling é a venda cruzada de produtos ou serviços complementares à compra principal. 

Essa estratégia comercial, em suma, é ideal para empresas que buscam maneiras de aumentar receita e fidelizar clientes, melhorando sua experiência de compra. 

A técnica, que significa “venda cruzada”, envolve a oferta de produtos ou serviços que complementam a compra principal. 

Você quer saber como funciona o cross selling e quais são as ações necessárias para aplicar a técnica de forma eficaz?

Isso é o que veremos no decorrer deste artigo, entendendo a importância do cross sell na elaboração da estratégia de vendas B2B.

O que é cross selling?

Cross selling é toda operação de vendas em que são oferecidos ao cliente produtos ou serviços complementares ao que ele está adquirindo, com base em um conhecimento prévio dos seus interesses de compra. 

Mas afinal, como funciona o cross selling?

A ideia é que a venda complementar melhore a experiência de compra, tanto agregando valor, quanto potencializando benefícios do produto/serviço adquirido.

Com uma experiência de mais 15 anos atuando na área de vendas e Marketing, Lucia Haracemiv dá a seguinte orientação para os profissionais de vendas:

“Uma vez que a empresa decide utilizar o cross selling como estratégia, é importante que o executivo de vendas seja treinado para saber exatamente como realizar a abordagem, senão o que era para gerar benefícios, pode ser um tiro no pé. Um dos cuidados que se deve ter, por exemplo, é não dar a impressão de que está empurrando itens para o cliente, mas, sim, tornando o negócio dele mais vantajoso”, explica a CEO e sócia-fundadora da DNA de Vendas, a mais completa consultoria para o aumento da produtividade comercial do país. 

Segundo ela, no caso da negociação B2B, o cliente pode ser atraído, por exemplo, pela vantagem de pagar pelos adicionais um valor abaixo do que ele pagaria contratando as soluções separadas.

“Mas, para isso, é necessário conhecer as necessidades desse cliente e a realidade da sua empresa, para saber que essa é uma vantagem que irá despertar seu interesse”, complementa.

Quais as vantagens do cross selling?

Dentre as principais vantagens do cross-selling, além de aumentar a receita com as vendas adicionais e melhorar a satisfação do cliente, destacam-se:

  • Aumento do valor vitalício do cliente (CLV – Customer Lifetime Value);
  • Consolidação do relacionamento com o cliente, reforçando a confiança;
  • Fidelização do cliente, abrindo portas para novas oportunidades de negócios;
  • Crescimento não apenas de vendas, mas da empresa como um todo, com o aumento da lucratividade;
  • Cria oportunidade para satisfazer as necessidades específicas do cliente;
  • Cria uma vantagem de compra que o cliente não teria se comprasse com outra empresa;
  • Gera oportunidade para mostrar ao cliente a amplitude e a diversificação do portfólio da sua empresa;

Conheça as 7 principais técnicas de cross selling para sua estratégia de vendas 

Definitivamente, existem várias formas de introduzir o cross sell na estratégia comercial da empresa, utilizando algumas técnicas de vendas cruzadas. 

As principais são:

  1. Sugestão na finalização da compra

O melhor momento para se usar a técnica de sugestões de compra é no processo de finalização do negócio. 

Portanto, é uma estratégia muito eficaz, que também serve para demonstrar a amplitude do portfólio de soluções da sua empresa para os clientes, assim como as vantagens da integralidade dessas soluções.

  1. Cruzar interesses em compras únicas ou de ativos duráveis

Esta é uma prática comum em vendas de serviços que não serão adquiridos mais de uma vez ou na comercialização de ativos duráveis. 

Nesse caso, aproveita-se para cruzar um provável interesse com uma possível venda estendida, aumentando o fluxo de caixa e ampliando os benefícios para o negócio do cliente.

Um exemplo prático são os contratos de atualizações de sistemas, como o HVAC, onde podem ser oferecidos os serviços de O&M (operação e manutenção), em uma venda cruzada, em parcerias de negócios de longo prazo.

  1. Combinar itens da mesma linha

Essa é uma abordagem que requer um conhecimento aprofundado sobre o cliente, pois envolve um cross selling mais personalizado. 

Basicamente, ele consiste na oferta de soluções complementares que potencializam a funcionalidade da compra principal. 

Isso amplia o retorno que a empresa precisa, ajudando o cliente a superar mais rápido ou com maior eficiência os desafios que enfrenta no seu mercado de atuação.

  1. Lembretes pós-venda

Os e-mails de vendas cruzadas servem para evitar a insistência na oferta de itens adicionais no momento da compra principal. 

Com uma abordagem fácil e informal, seus e-mails de vendas cruzadas funcionam como lembretes gentis, direcionados para clientes exclusivos ou especiais, para melhorar sua experiência com as soluções já adquiridas.

  1. Opções no checkout

Você pode oferecer aos clientes desconto em alguns produtos, se adquiridos juntamente com a compra principal. 

Esta é outra estratégia de venda cruzada que também pode servir para dar fluidez ao estoque. 

Essa opção geralmente é oferecida no checkout do contrato, especificando a classificação dos itens sugeridos.

  1. Serviços adicionais

Outra opção é criar uma lista de bens ou serviços que combinem com a versão atual do produto desejado. 

Você pode sugerir, por exemplo, adicionar à compra de um equipamento uma oferta especial que prolongue a cobertura de reparo, manutenção ou que garanta o suporte técnico por um determinado período.

  1. Combinando técnicas de venda cruzada

Em vendas on-line, é possível incluir na página do pedido de um único produto, pelo menos, quatro táticas de venda cruzada combinada, com:

  • “Itens semelhantes a ser considerados”;
  • “Oferta combinada para economizar X reais”;
  • “Comprados juntos com frequência”;
  • “Os clientes também visualizaram”.

Contudo, essa tática só funciona se a empresa tiver um catálogo amplo, para ofertar soluções intimamente relacionadas à compra principal. Produtos ou serviços sem relação têm poucas chances de despertar o interesse do cliente!

Como aplicar o cross selling na minha empresa?

A aplicação do cross selling inicia com os times de Marketing e Vendas. 

As duas equipes devem atuar juntas no planejamento de estratégias que irão posicionar produtos e/ou serviços dentro da realidade de cada cliente. 

Assim, se não houver essa integração, a estratégia está fadada ao fracasso. Uma vez entendido isso, vamos ao planejamento, que passa pelas seguintes etapas:

  1. Definição do objetivo, 
  2. Criação de um público-alvo, 
  3. Integração das equipes de vendas e pós-vendas, 
  4. Construção do plano de ação,
  5. Acompanhamento de resultados.

É muito importante que você avalie no planejamento, também:

  • Quais ações geram venda cruzada, sem o risco de perda e prejuízos?
  • Que clientes potenciais podem ser abordados na venda cruzada e quais devem ficar de fora ou serem incluídos em outras estratégias, como o up selling? 
  • Quantos e quais produtos e/ou serviços podem ser relacionados e oferecidos com soluções de maior saída?

Além disso, um ponto imprescindível para o sucesso da estratégia de cross selling é entender as necessidades, desafios, realidade e comportamentos do cliente. 

Assim, será possível montar soluções personalizadas que atendam, de fato, as carências da empresa. 

Somos On Midia Marketing, uma agência de marketing focado em construir resultados para pequenas e médias empresas através de dados, construção de marca e uma estratégia que irá de comunicar de forma direta com seu cliente.

Autor

Marcos Piacentini

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.